O
Desenvolvimento Sustentável é "um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades" (Relatório Brundtland, 1987).
Fonte: http://www.noolhar.org.br/noticias/reciclagem.jpg
É com base nas implicações do conceito de Desenvolvimento Sustentável que é importante analisar detalhadamente as vantagens e desvantagens da utilização de alguns recursos renováveis, como os biocombustíveis.
Vantagens:
- Provém de plantas ou animais, recursos naturais inesgotáveis;
- Diminuem a emissão de gases com efeito de estufa;
- Decompõem-se no meio ambiente mais rapidamente do que os combustíveis fósseis, como o petróleo;
- Aumento de postos de trabalho;
- Aproveitamento de terras abandonadas e em processo de desertificação;
- É possível evitar a deflorestação e o uso de pesticidas através da produção dos biocombustíveis a partir de microalgas.
- Promovem a redução das importações de petróleo.
Desvantagens:
- Na produção de biocombustíveis é despendida muita energia;
- A exploração destes recursos energéticos exige a destruição de habitats e consequentemente a redução da biodiversidade;
- Contaminação dos solos devido ao uso excessivo de fertilizantes;
- Empobrecimento e esgotamento dos solos pela prática de monoculturas;
- Continua a existir propagação de CO2 através da produção de adubos e da locomoção das máquinas agrícolas para a irrigação dos solos e para o transporte da matéria-prima;
- Aumento do preço dos produtos agroalimentares, provocado pela procura das matérias-primas para a produção de biocombustíveis;
- O preço elevado dos biocombustíveis produzidos a partir de microalgas ainda não é competitivo.
Fontes:
Caras colegas
ResponderEliminarCom o desenvolver do vosso trabalho verificámos que apresentaram e exploraram a importância da sensibilização para o uso de energias renováveis e os aspetos contraditórios relacionados com a utilização dos biocombustíveis, desta temática tão atual e pertinente.
Ao analisarmos as vantagens da utilização de alguns recursos renováveis, tais como o biocombustível podemos contextualizar que é possível evitar a deflorestação e o uso de pesticidas através da produção dos biocombustíveis a partir de microalgas.
Sendo o nosso tema de trabalho “A Desflorestação” consideramos uma mais valia nas medidas de proteção, nesta grande problemática que decorrem ao longo das décadas.
Cumprimentos
Carla Rodrigues
Liliana Gomes
Marta Carvalho
.
.