domingo, 14 de abril de 2013

Indústria e o Comércio dos Biocombustíveis


A indústria e o comércio são duas atividades económicas distintas mas indissociáveis, estabelecendo uma relação de interdependência, pois a indústria dedica-se à transformação de matérias-primas e o comércio à venda dos produtos finais.
No que diz respeito aos biocombustíveis, um dos muitos recursos energéticos renováveis, estes resultam da transformação de matérias-primas agrícolas e, consequentemente, exigem trabalho industrial. Logo, criam postos de emprego e geram riqueza ao país.
A produção em massa de biocombustíveis pode tornar-se inviável se a população não tiver poder de compra/consumo, ficando a atividade comercial e industrial prejudicadas.
Assim, quanto à indústria, os biocombustíveis são cada vez mais um tema contraditório, pois se por um lado pretendem utilizar recursos naturais, por outro, é notório, que essa produção está igualmente dependente das indústrias responsáveis pela libertação de GEE. Ao nível comercial, o país produtor de biocombustíveis aumenta a sua autossuficiência, uma vez que para além de diminuir as suas importações pode ainda aumentar as exportações e dessa forma equilibrar a sua balança comercial.

Fontes:
http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=84409 

2 comentários:

  1. Caras colegas,

    Os combustíveis fósseis não são renováveis, atualmente o mundo depende destes para satisfazer as suas necessidades energéticas, pelo que é importante que todas as nações em conjunto tentem fazer um uso sustentado destes combustíveis para assegurar o futuro das próximas gerações. Assim como procurar soluções renováveis para a obtenção de energia. Os biocombustíveis são muito importantes para iniciar este percurso, sendo que atualmente já bastante utilizados embora os seus custos de produção em alguns casos sejam elevados. Pelo que o vosso trabalho foi importante para conhecermos melhor este assunto mas também para nos consciencializar para a importância de um uso sustentado dos combustíveis fosseis e também das soluções alternativas.
    Cordialmente
    Diana Antunes
    Rita Alves
    Tânia Menino
    Vanessa Rainho

    ResponderEliminar
  2. Caras colegas,

    Temos acompanhado o crescimento do vosso blogue e como estamos na reta final achamos importante dar um pequeno contributo, colocando a nossa opinião sobre o vosso tema.
    Os biocombustíveis são combustíveis biológicos que surgem de vegetais ou de lixo orgânico.
    Os combustíveis fósseis (gasóleo e gasolina) não podem ser substituídos por biocombustíveis, mas são um complemento, porque ajudam a diminuir a dependência dos países produtores e o impacto ambiental.
    Este projeto tem vantagens e desvantagens como podemos visualizar no vosso blogue, porque ainda é uma técnica em investigação, mas acreditamos que seja um projeto fiável.
    Segundo o ministério, “Portugal tem preocupações sobre o facto dos biocombustíveis avançados se encontrarem ainda em face de demostração tecnológica e, como tal, longe de atingirem a maturidade comercial necessária para se tornarem competitivas face aos biocombustíveis convencionais”. Assim na nossa opinião, Portugal ainda não acredita que este projeto seja fiável por ser imaturo a nível comercial. Apesar de ainda não ser maduro, acreditamos que com estes projetos sustentáveis existirá uma melhoria a nível ambiental, pois o mundo necessita urgentemente de projetos que visem a melhoria do ambiente e a satisfação do homem. Mas cada vez mais o governo só se lembra de satisfazer o nível económico, mas sem o nível ambiental o mundo para. Obrigada pelo vosso trabalho é uma forma de promover este tema.

    Cumprimentos

    Dora Pinheiro
    Fabiana Cunha
    Raquel Henriques
    Sofia Pimenta

    ResponderEliminar