quarta-feira, 20 de março de 2013

Conheça alguns biocombustiveis

O biodiesel resulta do éster metílico e/ou etílico, produzido a partir de óleos vegetais, como o de girassol, ou de animais, com capacidade para a combustão de motores a diesel.





O bioetanol corresponde ao etanol produzido a partir de biomassa e/ou de restos de resíduos biodegradáveis. 

O biogás, tal como o bioetanol pode ser produzido a partir de biomassa e/ou da parte biodegradável dos resíduos, no entanto pode ser purificado até atingir a qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível ou gás de madeira. 




O biodiesel e o bioetanol são, sobretudo, utilizados na combustão dos transportes. Quando estes biocombustíveis são misturados com o diesel ou com a gasolina não é necessário fazer qualquer tipo de alteração nos veículos, no entanto sempre que se utilizam os biocombustíveis puros é necessário que os motores sejam adaptados.


Fontes:


3 comentários:

  1. Olá Colegas.
    Como sabemos, os Biocombustíveis são fontes de energia renováveis sendo os principais: biomassa, biogás, biodisel e bioetanol.
    Visto que abordaram os três últimos biocombustíveis, especificando a sua composição e sua utilização, gostaríamos agora de saber sobre a biomassa e quais as vantagens de todos.

    Cumprimentos,

    Ana Chagas
    Bruna Clérigo
    Mariana Simões

    ResponderEliminar
  2. Os Biocombustíveis são combustíveis biológicos em que a sua utilização causa um menor impacto para a natureza em relação aos combustíveis convencionais.
    Gostaríamos de saber quais as vantagens e desvantagens da sua utilização.

    Cumprimentos,

    Dora Pinheiro
    Fabiana Cunha
    Raquel Henriques
    Sofia Pimenta

    ResponderEliminar
  3. Olá colegas!

    Com o vosso blog ficámos mais esclarecidas em relação às vantagens, desvantagens e ainda das matérias primas necessárias à produção de biocombustíveis. Contudo é de salientar que de facto é importante fazer um uso equacionado dos combustíveis fósseis ainda existentes. Pois os biocombustíveis ainda são insuficientes, para assegurar a produção de energia e transportes de todo o planeta. Seria interessante conhecermos algumas das medidas previstas para a utilização deste tipo de combustíveis.

    Cordialmente

    Diana Antunes
    Rita Alves
    Tânia Menino
    Vanessa Rainho

    ResponderEliminar